O Departamento de Ciências Humanas – III da Uneb, em Juazeiro, foi espaço para um bate-papo na sala da turma do 6º período vespertino, aberto para os demias professores/as e alunos/as, ocorrido na última quinta-feira, 08 de novembro, sobre a Pedagogia Waldorf.
O bate-papo foi mediado pela professora e psicóloga Marta Pereira Santos, que é responsável e coordenadora desde 2015 do Projeto de pesquisa e extensão Ludarte , que desenvolve ações voltadas a ludicidade, arte-educação e corporeidade com ênfase em educação e saúde a partir da salutogênese no
Departamento multidisciplinar de Ciências e Educação - campus XXV da Uneb Lauro de Freitas, ela que trouxe o tema para discussão a partir do ponto de vista de mãe de aluna de uma escola “waldorfiana" e simpatizante.
A pedagogia Waldorf tem como premissa trazer um olhar distinto no desenvolvimento dos/as alunos/as através de vivências, unindo o lúdico, a natureza e o contato com as artes como instrumento de aprendizado.
Desenvolvido pelo filósofo, educador, artista e esoterista Rudolf Steiner, a pedagogia Waldorf é pautada na Antroposofia e sua abordagem se baseia também nos princípios da revolução francesa: “liberdade, igualdade e fraternidade”.
Os/as alunos/as que participaram do bate-papo puderam tirar dúvidas sobre a metodologia, suas características e adaptações dentro do sistema de ensino brasileiro atual.
O evento foi organizado pela professora Drª Elis Rejane Santana, com iniciativa do GPEco - Grupo de Pesquisa e Estudos em Ecologia Espiritual do DCHIII, Projeto Bate-Papo com autores/as e teve apoio do Colegiado de Pedagogia.
Comments