top of page

Alunos/as do curso de pedagogia da UNEB produzem livro digital infanto-juvenil: Contos de Pescador


Alunos/as do terceiro período do curso de pedagogia, vinculado com o projeto Rio Vivo da Universidade do Estado da Bahia(UNEB), campus III, em Juazeiro, durante o semestre 2023.1 produziram o livro digital infanto-juvenil "Contos de Pescador”. A obra faz parte de uma das atividades do componente Educação e Comunicação, e tem como orientadoras as professoras Elis Santana e Iva Lima.



Monumento Nêgo D'água, localizado no bairro Angarí,

na orla de Juazeiro-BA


A elaboração do livro foi ganhando forma a partir de encontros teóricos, aulas esportivas de conteúdo e visitas de campo ao bairro Angari, localizado às margens do Rio São Francisco, e teve como entrevistado principal, Erinaldo de Sousa, popularmente conhecido como Seu Leleco.

O objetivo da produção textual é resgatar os aspectos socioculturais da região do Angari, com base nas vivências dos pescadores e ilustrações, possibilitando utilizar ferramentas tecnológicas virtuais para a criação da obra, criando uma conexão de troca de saberes entre a comunidade e a universidade. Assim, traz em seus poemas os contos do Fogo Corredor, Mãe D’água, Nego D’água, Nego D’água Albino e Serpente da Ilha do Fogo.

Estudantes do curso de Pedagogia da UNEB entrevistam o pescador Seu Leleco, morador do bairro Angari

Para Pedro Lucas, um dos estudantes responsáveis por transcrever os contos de seu Leleco, O Angari é uma comunidade secular que representa muito para história de juazeiro, não somente no aspecto cultural, mas também em narrativas riquíssimas como as lendas e os contos, “O experimento em produção foi algo surreal onde adquirimos auto conhecimentos a partir de histórias de um povo que nos acolheu muito bem” destacou o estudante.

A estudante Saiara Oliveira também destacou a experiência que adquiriu durante esse semestre com a produção do livro, “Foi algo especial, desde o momento que ouvi a história contada por seu Leleco, onde pude mergulhar em um mundo de vivências únicas, através de palavras que compartilham saberes, adquiridos durante anos de experiência/vivências como pescador no Rio São Francisco. Cada etapa desse livro teve um significado muito importante pra mim, a exemplo do processo da escrita, onde eu queria não apenas transcrever as palavras dele, mas também a essência e emoções que seu Leleco passou, ao contar cada história ", finalizou a estudante.


23 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page